quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A Usabilidade nos Estudos de Uso da Informação: em cena, usuários e sistemas interativos de informação

COSTA, Luciana Ferreira da Costa; RAMALHO, Francisca Arruda. A Usabilidade nos Estudos de Uso da Informação: em cena, usuários e sistemas interativos de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 15, n. 1, p. 92-117, 2010. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/887/713>. Acesso em: 5 jun. 2010.

Resumo
Descreve os sistemas interativos de informação pela interface com os usuários da informação, sob perspectiva da Interação Homem-Computador. Apresenta as origens dos estudos de uso da informação a partir das referências da Ciência da Informação e da Ciência da Computação, expondo as contribuições prático-epistemológicas dos Estudos de Usuários e dos Estudos de Usabilidade. Conclui com a ratificação da necessidade do diálogo interdisciplinar entre esses estudos diante do uso de produtos tecnológicos na sociedade e cultura contemporâneas, apontando campos de interseção.

Palavras-chave: Usuários da informação. Sistemas de informação. Interação homem-computador. Estudos de usuários. Usabilidade.

Nenhum comentário:

 
Copyright 2009 Arquitetura da Informação Digital. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates | Blogger Styles | WP by Masterplan