segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Sobre os fundamentos da arquitetura da informação

ALBUQUERQUE, Alfram Roberto Rodrigues de; LIMA-MARQUES, Mamede. Sobre os fundamentos da arquitetura da informação. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 1, número especial, p. 60-72, out. 2011. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/10827/6075>. Acesso em: 11 dez. 2011.

Resumo
Expõe-se o estado atual da disciplina Arquitetura da Informação quanto a problemática terminológica da definição do campo de estudo, apresentando-se argumentos para uma definição de Arquitetura da Informação de uma forma ampla na qual os usos correntes dessa expressão sejam vistos como especializações. Defende-se uma definição com a utilização de um conjunto de propriedades mínimas cujas interações levam a uma terminologia formal e cuja abstração leva a uma definição formal do conceito que emprega a linguagem de morfismos da Teoria das Categorias. Trata-se de um recorte de alguns dos resultados obtidos na tese de doutoramento de um dos autores, defendida em setembro de 2010. O contexto da pesquisa é exposto e alguns dos resultados obtidos são delineados.

Palavras-chave: Arquitetura da Informação. Epistemologia. Teoria das Categorias. Análise Formal de Conceitos.

Nenhum comentário:

 
Copyright 2009 Arquitetura da Informação Digital. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates | Blogger Styles | WP by Masterplan