quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Sobre arquitetura da informação

ROBREDO, J. Sobre arquitetura da informação. Revista Ibero-americana de Ciência da Informação (RICI), v. 1, n. 2, p. 115-137, jul./dez. 2008. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/RICI/article/view/808/2354>. Acesso em: 13 dez. 2011.

Resumo
As origens da expressão 'arquitetura da informação', mostram a contribuição de Wurman (ele mesmo arquiteto), que comprovadamente cunhou a expressão em 1979, como uma afortunada metáfora que desenvolveu posteriormente com uma abrangente visão sistêmica em suas obras Information Anxiety e Information Anxiety 2, publicadas respectivamente em 1989 e 2001, e traduzidas e publicadas no Brasil em 2001 e 2005. Destaca-se, finalmente, a apropriação da expressão 'arquitetura da informação' para aspectos relativos à interface usuário-sistema, nos sistemas de informação computadorizados e na Internet, por outros autores, com destaque para Morville e Rosenfeld, com sua obra de grande sucesso "Information Architecture for the World Wide Web" (3ª ed., 2000), os quais reconhecem que muito tem contribuído para o sucesso de suas idéias a própria experiência anterior no campo da ciência da informação. Cabe esperar que a interação e mútuo enriquecimento dessas diversas abordagens teóricas e práticas continuem e aumentem, provocando mudanças e aprimoramentos nos programas de pós-graduação em ciência da informação.

Palavras-chave: Fundamentos da ciência da informação. Arquitetura da informação. Organização da informação. Organização do conhecimento. Representação da informação. Representação do conhecimento. Mudanças curriculares.

Nenhum comentário:

 
Copyright 2009 Arquitetura da Informação Digital. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates | Blogger Styles | WP by Masterplan