terça-feira, 20 de dezembro de 2011

A prática de Arquitetura de Informação de websites no Brasil

FERREIRA, S. M. S. P.; REIS, G. A prática de Arquitetura de Informação de websites no Brasil. TransInformação, Campinas, v. 20, n. 3, p. 285-307, set./dez. 2008. Disponível em: <http://revistas.puc-campinas.edu.br/transinfo/viewarticle.php?id=260>. Acesso em: 13 dez. 2011.
 
Resumo
O projeto de arquitetura de informação é uma das etapas iniciais do projeto de um website, por isso a detecção e correção de erros nessa etapa é mais fácil e econômica que nas etapas seguintes. Porém para minimizar erros os projetos de arquitetura de informação é necessário uma metodologia que organize o trabalho do profissional e garanta a qualidade do produto final. Foram analisados o perfil do profissional que trabalha com Arquitetura de Informação no Brasil (pesquisa quantitativa por meio de um questionário on-line) e as dificuldades, técnicas e metodologias encontradas nos seus projetos (pesquisa qualitativa por meio de entrevistas em profundidade com apoio da abordagem do Sense-Making). Conclui-se que as metodologias de projetos de arquitetura de informação precisam evoluir na adoção das abordagens de Design Centrado no Usuário e nas formas de avaliar seus resultados.

Palavras-chave: arquitetura de informação; websites; design; usabilidade; design centrado no usuário; interação humano-computador.

Nenhum comentário:

 
Copyright 2009 Arquitetura da Informação Digital. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates | Blogger Styles | WP by Masterplan