terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O posicionamento da arquitetura da informação na governança de TI

DUQUE, Claudio Gottschalg; LYRA, Mauricio Rocha. O posicionamento da arquitetura da informação na governança de TI. Brazilian Journal of Information Science, Marília, v. 4, n. 2, p. 41-46, jun./dez. 2010. Disponível em: <http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/504>. Acesso em: 09 ago. 2011.

Resumo
A governança de TI está apoiada em vários modelos e padrões internacionais tais como o COBIT, ITIL, ISO 20000, ISO 27002. O principal objetivo desses modelos e padrões é dar transparência às ações e processos da TI. Em um breve estudo sobre cada um deles percebemos que os mesmos não apresentam em seu corpo espaço para a arquitetura da informação. Sendo um dos objetivos a arquitetura da informação a organização das informações para tomada de decisão, como pode esta ficar fora desse contexto? A pesquisa que se coloca tem como objetivo estudar os modelos de governança de TI a fim de elaborar uma proposta de modificação que posicione a arquitetura da informação em cada um deles.

Palavras-Chave: Governança; Arquitetura da Informação; Melhores Práticas; Tecnologia da Informação (IT).

Nenhum comentário:

 
Copyright 2009 Arquitetura da Informação Digital. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates | Blogger Styles | WP by Masterplan