domingo, 18 de dezembro de 2011

Interface para um ambiente de consumo mais participação: um widget social para a experiência globo.com

ABREU, Marianne; COIMBRA, Paulo. Interface para um ambiente de consumo mais participação: um widget social para a experiência globo.com. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 1, número especial, p. 201-209, out. 2011. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/10797/6091>. Acesso em: 11 dez. 2011.

Resumo
Com a fragmentação do consumo de conteúdo pela Internet, e consequente pluralização da participação do usuário através de plataformas de redes sociais, novos desafios aos portais de notícias e entretenimento surgiram em agregar esses dois universos. O objetivo agora é permitir ao público consumir um assunto e manifestar sua opinião dentro de um ambiente híbrido, ao mesmo tempo de consumo e participação. Esse artigo desvenda alguns pontos da necessidade da construção deste tipo de experiência tomando como exemplo a Globo.com. Percebe-se que, quanto mais os usuários interagem entre si pelas redes, maior é a vontade irrefutável de opinar sobre os assuntos que tangem à sua vida e de refletir essas mensagens junto às entidades oficiais que tratam esses assuntos, propiciando o processo colaborativo.

Palavras-chave: Redes Sociais. Notícias. Twitter.

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