segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

InfoArch: uma ontologia para modelar o domínio da Arquitetura da Informação para Web

SOUZA, Marckson Roberto Ferreira de; SILVA, Edilson Leite da; DIAS, Guilherme Ataíde; SILVA, Maria Amélia Teixeira da, FREITAS, Frederico Luiz Gonçalves de , AZEVEDO, Ryan Ribeiro de. InfoArch: uma ontologia para modelar o domínio da Arquitetura da Informação para Web. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 264-282, mar., 2011. Disponível em: <http://revista.ibict.br/liinc/index.php/liinc/article/viewFile/413/291>. Acesso em: 16 jun. 2011.

Resumo
Neste trabalho é apresentada uma ontologia para modelar o domínio da Arquitetura da Informação para  Web (AI para  web), de acordo com os preceitos definidos por Morville e Rosenfeld no livro  Information Architecture for the Word Wide Web, versão 2006. Objetiva-se estruturar o conhecimento relacionado ao domínio de AI para Web, formalizando o mesmo, bem como auxiliar o ensino dos conceitos e relacionamentos do domínio da área de AI para Web. A pesquisa realizada é de caráter teórico e qualitativo, e classifica-se como descritiva e exploratória. A modelagem foi realizada mediante a  utilização da linguagem  Ontology Web Language (OWL) e do framework Protégé 3.4.1, seguindo os passos da metodologia 101. Os resultados mostram a InfoArch, uma ontologia que representa os conceitos e relacionamentos, além de possibilitar responder a questionamentos sobre o domínio. Considera-se que InfoArch traz contribuições principalmente relativas as questões de ensino, pesquisa e extensão, pois servirá como fonte de informação para pesquisadores, professores e equipes de desenvolvimento de sites que trabalhem com Arquitetura da Informação para Web.

Palavras-chave: Arquitetura da Informação para Web. Ontologia. Desenvolvimento de site. Web semântica

Nenhum comentário:

 
Copyright 2009 Arquitetura da Informação Digital. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates | Blogger Styles | WP by Masterplan