quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Modelo para análise de usabilidade de periódico científico eletrônico

ORDONES, S. A. D. Modelo para análise de usabilidade de periódico científico eletrônico. 2008. 212 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2008. Disponível em: <http://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/ordones_sad_me_mar.pdf>. Acesso em: 20 out. 2010.

Resumo
Este estudo aborda aspectos relativos à comunicação científica considerada como principal meio de disseminação do conhecimento científico e facilitadora do intercâmbio entre os pesquisadores nos vários campos da ciência. Considera as tecnologias de informação e comunicação, em particular a Internet, como fonte potencializadora de difusão do conhecimento científico. Em especial, ressalta o periódico científico como um dos principais veículos de comunicação dos resultados de pesquisa nesse âmbito. Apresenta como objetivo principal, um Modelo para análise de usabilidade de periódico científico eletrônico, enfatizando os elementos da arquitetura da informação e da usabilidade de website para publicação eletrônica. Reflete sobre a perspectiva interacionista que reconhece a importância da atuação do usuário como integrante ativo no processo ensino-aprendizagem. Como objetos de estudo apresenta as revistas on-line RAE-eletrônica e REAd - Revista Eletrônica de Administração. A metodologia consta da comparação das estruturas dos periódicos selecionados, aplicada a um modelo já validado, e da aplicação de um questionário acompanhado de entrevista do grupo focal como métodos prospectivos de avaliação de usabilidade sob a ótica de usuários. Os avaliadores são alunos e docentes do curso de administração que participam de atividades na graduação e pós-graduação. Como resultados, apresentam-se as análises e discussões sobre a organização e estrutura das informações no ambiente digital de periódicos científicos e que devem ser consideradas para garantir a qualidade e a funcionalidade dos formatos eletrônicos bem como o Modelo para análise de usabilidade de periódico científico eletrônico. A pesquisa contribui com os interessados na temática e fornece parâmetros para os profissionais da área de Ciência da Informação com relação aos processos de coleta, armazenamento, recuperação e disseminação da informação científica e tecnológica.

Palavras-chave: Comunicação Científica. Modelo para Análise de Periódico Científico Eletrônico. Usabilidade em website. Ciência da Informação. Informação e Tecnologia. Revistas Eletrônicas de Administração RAE-eletrônica. REAd.

Um comentário:

Robson Moulin disse...

Gostei do artigo, pretendo estudar esse pdf, em breve

Robson Moulin
www.robsonmoulin.com.br/blog

 
Copyright 2009 Arquitetura da Informação Digital. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates | Blogger Styles | WP by Masterplan