quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Metodologia de desenvolvimento de ambientes informacionais digitais a partir dos princípios da Arquitetura da Informação

CAMARGO, L.S.A. Metodologia de Desenvolvimento de Ambientes Informacionais Digitais a partir dos Princípios da Arquitetura da Informação. 2010. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010. Disponível em: <http://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/camargo_lsa_do_mar.pdf>.

Resumo
A Arquitetura da Informação é uma área do conhecimento que fornece uma base teórica para estruturação e organização informacional dos ambientes digitais. Baseada nos princípios dessa área, esta pesquisa propõe uma metodologia de desenvolvimento de ambientes informacionais digitais, os quais podem contribuir de forma significativa para a produção e comunicação da informação e do conhecimento. A metodologia proposta consiste em um conjunto de passos que envolvem o tratamento funcional, estrutural, informacional, navegacional e visual dos ambientes. Esses passos estão estruturados hieraquicamente em fases, etapas, atividades e práticas. Essa estruturação possui uma ordem pré-estabelecida que guia os desenvolvedores e/ou arquitetos da informação por meio de uma sequência lógica e sistemática, fazendo com que eles possam se concentrar em pontos importantes e específicos e ao mesmo tempo terem consciência do andamento do processo como um todo. A pesquisa aborda ainda serviços de personalização e customização, fornecendo um conjunto de recursos interativos a fim de possibilitar maior flexibilidade aos usuários para adaptar a estrutura informacional e visual do ambiente de acordo com perfis e necessidades. Esta pesquisa foi elaborada por meio de levantamento bibliográfico e documental, análise descritiva e exploratória e observação direta nãoparticipativa. Também considerou várias metodologias já existentes de diversas áreas do conhecimento, em especial as apresentadas por Pressman (2006) e Sommerville (2007) oriundas da área da Ciência da Computação, as quais já são consolidadas e bem utilizadas pela comunidade de Engenharia de Software. A principal contribuição desta pesquisa é o oferecimento de um suporte metodológico aos desenvolvedores de sistemas na construção de ambientes informacionais digitais levando em conta princípios da Arquitetura da Informação.

Palavras-chave: Arquitetura da Informação, Metodologia de Desenvolvimento, Ambiente Informacional Digital, Personalização, Customização.

Nenhum comentário:

 
Copyright 2009 Arquitetura da Informação Digital. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates | Blogger Styles | WP by Masterplan