quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

About

Blog - Arquitetura da Informação Digital

O blog “Arquitetura da Informação Digital" é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa: Novas Tecnologias em Informação, vinculado ao Departamento e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Campus de Marília. Tem por objetivo reunir informações sobre variados tipos de fontes (primárias, secundárias e terciárias) que tratam do tema Arquitetura da Informação Digital.


Arquitetura da Informação Digital

O termo “Arquitetura da Informação” foi cunhado pelo arquiteto Richard Saul Wurman em 1976, como a ciência e arte de criar uma instrução para espaço organizado. Os estudos de Wurman em arquitetura da informação tiveram como base a sua formação de arquiteto e a preocupação em como reunir, organizar e apresentar a informação, cada vez mais crescente e variada.

Na década de 1990, os estudos em Arquitetura da Informação foram retomados por Louis Rosenfeld e Peter Morville, relacionando estes estudos com o ambiente Web. Nesse sentido, os autores comparam a estrutura de um web site com a estrutura de um prédio, e afirmam que, assim como as construções físicas e suas arquiteturas são diversas devido aos seus diferentes usos, os web sites também devem possuir uma arquitetura própria, estruturada para seus usuários, de acordo com os usos que estes lhe dão.

Pode-se considerar a Arquitetura da Informação Digital como uma planta baixa, o mapa para a organização da informação virtual, podendo prever as formas como o usuário navegará pelo web site até acessar a informação.

Morville e Rosenfeld (2006, p. 4)  conceituam a arquitetura da informação da seguinte forma:
  1. Design estrutural de ambientes de informação compartilhada.
  2. Combinação entre sistemas de organização, rotulagem, pesquisa e navegação dentro de web sites e intranets.
  3. Arte e ciência de modelagem de produtos de informação e experiência para apoiar usabilidade e findability (encontrabilidade).
  4. Uma disciplina emergente e uma comunidade de prática focada em trazer princípios de design e arquitetura para o contexto digital.

Assim, os autores afirmam que a não utilização de uma definição única e simples é uma pista para se entender o por quê de ser tão difícil criar um bom design para web sites.

Os estudos em Arquitetura da Informação Digital possuem interdisciplinaridade com outros estudos como o Design Gráfico, a Biblioteconomia, a Ciência da Informação, o Jornalismo, a Usabilidade, o Marketing, a Ciência da Computação, entre outros. Essa interdisciplinaridade se dá especificamente com a Biblioteconomia, pois ambas visam a organização da informação e tem seus objetivos e projetos focados em seus usuários, influenciando diretamente nos elementos, processos, métodos e técnicas da arquitetura da informação em web sites.

(Resumo livre por Laura A. S. Inafuko)

Referência

MORVILLE, P.; ROSENFELD, L. Information architecture for the world wide web. 3.ed. Sebastopol: O’Really, 2006.


Desenvolvedoras do blog



O grupo atua desde 1990 em pesquisas multidisciplinares e multi-institucionais. Destacam-se as pesquisas:
  • Informação e Auto-organização
  • Catalogação e o uso de recursos Informacionais digitais: questões sobre representação e interoperabilidade em ambientes colaborativos de inteligência coletiva
  • Arquitetura da Informação Digital: um olhar sobre os ambientes informacionais da World Wide Web

Nenhum comentário:

 
Copyright 2009 Arquitetura da Informação Digital. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates | Blogger Styles | WP by Masterplan